Saúde pública numa visão de ação e prevenção
Observatório da Saúde dos Povos
OBS
MEDICINAS DO MUNDO / PROJETO CIENTIFICO
PALAVRAS CHAVE:
Epigenética, Saúde Preventiva, Estudo dos Povos, Educação em Saúde e Imunidade
CONTEXTO E AUTOR(s)
Este projeto, pertence à Associação Europeia de Saúde Educativa e Preventiva em Epigenética (AESEP), da qual a Dra. Paula Mouta é Presidente do Conselho Diretivo e Autora do projeto.
SEDE E LABORATÓRIO
Tem sede de investigação no Hospital de Saint Louis (HSL) em Lisboa, conforme já foi referido à Agência Lusa e Rádio Renascença, na apresentação feita em 6 de Agosto de 2019.
A “Biblioteca Virtual” de acesso livre do OSP, onde serão registados todos os projetos de investigação realizados em contexto hospitalar ficará a cargo do LaBest -Piaget, LabResearch / Desenvolvimento Projetos H2020 e Sociedade Connect do Instituto Piaget de Almada.
A equipa do OSP, sediada no HSL, conta com profissionais qualificados em; medicina, farmácia, estatística financeira e de projetos, web design e plataforma digital, fotografia e infografia, engenharia agrícola, marketing internacional, jornalismo social e de investigação em saúde, responsabilidade social, empreendedorismo social e económico, educação em cidadania e direito social.
OBJETIVO
É um projeto de Investigação que visa o estudo de hábitos de Saúde e Cidadania, avaliando os fatores de influência epigenetica na saúde alimentar e de hábitos de vida das populações (nutrição, vacinas, dor, processos auto-imunes e inflamatórios oncológicos, valores humanos e condições sociais).
DURAÇÃO E PAÍSES / PARCEIROS ENVOLVIDOS
Este trabalho vai ser desenvolvido em 10 países, dos quais 4 são Europeus (Portugal Continental e Ilhas da Madeira e dos Açores, França, Espanha e Itália com inclusão das populações migrantes dos 10 países a avaliar), 5 Africanos (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e 1 na América Central (Brasil – Nordeste CE).
Terá a duração de 5 anos, sendo que os 3 primeiros serão integralmente dedicados aos países Europeus.
Esta abrangência requer por isso, apoios e concordância do Parlamento Europeu, ONU, UNESCO E UNICEF.
APOIOS
A AESEP, aguarda o apoio e parcerias de várias instituições académicas e de saúde pública e privada, de forma a sustentar os recursos que são necessários ao desenvolvimento desta trajetória.
Pretendem, a sua autora e equipa, desenvolver, após os resultados obtidos, ações práticas e ativas de saúde educativa e literacia, visando o conceito de prevenção e sustentabilidade das populações.
RESULTADOS
AESEP pretende contar, anualmente com o apoio da World Medicines Summit, para apresentação pública dos resultados obtidos em cada ano, além das publicações científicas internacionais e na biblioteca virtual do Observatório da Saúde dos Povos.
Será também desenvolvida uma plataforma de Saúde Educativa ao nível de educação do ensino escolar, técnico-profissional e extracurricular de formação superior, a qual será iniciada no decorrer do ano de 2020.
Parte deste contexto educativo será realizado como um programa de televisão.
DIREÇÃO CIENTÍFICA
O OSP, tem o contributo e participação da Dra. Maria Teresa Flor de Lima – Médica com a Competência em Medicina da Dor pela Ordem dos Médicos e Mestre em Cuidados Paliativos e Membro do referido Grupo – como Diretora em Investigação e também como membro Presidente da Assembleia Geral da AESEP.
A Dra. Maria Teresa Flor de Lima, afirma que todos os cidadãos são potenciais doentes e devem interiorizar que a prevenção é uma das melhores formas de cuidar de si e do planeta.
CO – AUTORES/ EQUIPA/INSTITUIÇÕES
Ana Rita Ilhéu, Andreia Rodrigues, Cesar Rodrigues, Diogo OM, Fernando Rocheta, Filipa Falcão, Jaqueline Silva, Manuel Duque, Maria Teresa Flor de Lima, Mariano Votta, Paulo Rojão, Rui Oliveira, Sofia Fonseca. H S L, LaBest Piaget.
ANO DE INICIO: Janeiro 2020